Campanha Novembro Azul foi lançada, em Patos, e irá disponibilizar atendimento noturno a partir desta quarta (08)

A campanha Novembro Azul  foi lançada  na  manhã desta  terça-feira, (07/11), no município de Patos, pela  Secretaria Municipal de Saúde,  por  meio da coordenação da atenção básica em Saúde, e contou com um buzinaço que teve concentração na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade, com destino à Praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte. Profissionais da Secretaria fizeram um momento de explanação sobre a doença, diagnóstico e tratamento e, logo em seguida, profissionais do NASF deram aula de zumba para a população presente e finalizou com um café da manhã.

Na ocasião, participaram da abertura o vice-prefeito de Patos, Bonifácio Rocha; a secretária de Saúde, Andressa Lopes; secretários municipais; vereadores; funcionários da prefeitura; integrantes do Coletivo Homens com Mais Vida, grupo de Patos que luta pelas causas de combate ao câncer de próstata e a saúde do homem; e a população em geral que parou para prestigiar o evento.

Para o presidente do Coletivo, José Romildo, a luta contra o câncer de próstata começa com a conscientização. “Eu passei por um diagnóstico de câncer de próstata e o que me saltou foi a descoberta precoce da doença, quando foi feito o tratamento de imediato e logo tudo se resolveu. Então nosso coletivo busca conscientizar a população da importância da prevenção na saúde do homem em geral”, disse.

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, chamou a atenção para os serviço que a Secretaria presta, durante todo o ano, à saúde do homem e que neste mês de novembro será intensificado. “É importante esclarecer aos homens que a prevenção é essencial, uma vez que o diagnóstico precoce possibilita quase 100% de chances de cura. A saúde do homem, assim como a da mulher, é dedicada, durante todo o ano na Saúde de Patos. Este mês de novembro é para enfatizar a conscientização e a prevenção contra o câncer de próstata”, destacou.

Durante este mês, médicos urologistas estarão atendendo uma vez por semana em cada  Distrito Geoadministrativo do município, em  Unidades Básicas de Saúde (UBS), no turno da noite, a partir das 18h30. A princípio, os homens na faixa-etária de risco, que estão entre 40 e 60 anos.

O Laboratório Municipal estará disponibilizando exames de Antígeno Prostático Específico, (PSA), que sinaliza  o Câncer de Próstata, com demanda livre, sem necessidade de marcação do exame,  para  garantir a agilidade no atendimento durante o  período da campanha.

 

Abaixo, segue a programação da campanha Novembro Azul 2017:

QUARTA-FEIRA (08/11) – 18h00:

- Atendimento urológico na UBS Aderbal Martins, bairro Monte Castelo;

QUARTA-FEIRA (14/11) – 08h00:

- Ações diversas em homenagem aos homens da área do Matadouro;

SÁBADO (18/11) – 7h30:

- Pit Stop – ações no Mercado Público de conscientização;

TERÇA-FEIRA (21/11) – 7h30:

- Pit Stop no Hipermercado Atacadão;

QUARTA-FEIRA (22/11) – 18h00:

- Evento na UBS Ministro Ernani Sátyro, bairro Vila Cavalcante, com atendimento urológico;

QUINTA-FEIRA (23/11) – 18h00:

- Atendimento urológico na UBS Rosinha Xavier, bairro da Liberdade;

SÁBADO (25/11) – 17h00:

- Bicicletaço da Solidariedade pela Vida com concentração no Terreiro do Forró;

QUARTA-FEIRA (29/11) – 18h00:

- Atendimento urológico na UBS Manoel Pereira, bairro Novo Horizonte.



Coordecom-Patos