Escolas municipais de Patos iniciam adesão ao Programa Novo Mais Educação para 2018

Gestores das escolas municipais de Patos já estão fazendo a adesão ao Programa Novo Mais Educação para o ano de 2018. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) esta primeira etapa que vai até a sexta-feira, dia 8 de dezembro, diz respeito à seleção das escolas pela Secretaria de Educação para a participação do programa.

A adesão pode ser realizada por meio do módulo PAR do Sistema de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O MEC indica que, nesta etapa inicial as secretarias de educação priorizarem escolas de ensino fundamental que tenham no mínimo 25 matrículas e alunos de 3º ao 9º que apresentam baixo rendimento, pois os alunos de 1º e 2º estarão inseridos no Programa Mais Alfabetização; como também, escolas que obtiveram baixo desempenho no Ideb de 2015 e possuem mais de 50% dos estudantes em famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Para orientar os gestores municipais e direcioná-los para a adesão, a coordenação do programa no município de Patos, esteve reunida nesta terça-feira, dia 05, com os diretores das escolas que possuem o programa em funcionamento.

“Na verdade todo gestor e toda secretaria municipal e estadual de educação sabe da importância do novo mais educação para o bom andamento da escola. O problema que encontramos é o curto prazo para a adesão desta etapa, fomos comunicados na terça-feira para um prazo que se encerra no dia 8, que é feriado aqui. Então temos só até quinta-feira para fazer planos de atendimento, escolha e direcionamento das oficinas para cada escola, para que todas tenham acesso a esse programa que colabora tão diretamente com a educação patoense,” disse a coordenadora do Novo Mais Educação em Patos, Kilmara Rodrigues.

As etapas do processo de adesão seguem, e a segunda se refere à adesão das escolas selecionadas pelas secretarias de educação. Ela será realizada por meio do PDDE Interativo até o dia 12 de dezembro. Já a terceira etapa, caberá ao MEC, que é a seleção das escolas que serão contempladas com os recursos do Novo Mais Educação, considerando a previsão orçamentária e financeira.

 

 

 

Coordecom-Patos