2017 proveitoso: 85% das solicitações feitas a Secretaria Municipal de Agricultura foram atendidas

A Secretaria Municipal de Agricultura trabalhou e muito durante esse ano de 2017. Prova disso foram as diversas obras e ações que a Secretaria desenvolveu em beneficio do homem do campo e dos agricultores rurais da cidade de Patos.  

Só para ter uma ideia, de acordo com o secretário municipal de agricultura, João Paulo, a Prefeitura de Patos através da Secretaria de Agricultura realizou em 2017 o corte de terra gratuitamente para todos os agricultores do município, realizando mais de 2.500 horas de terras cortadas, reduzindo em 55% os gastos com os cortes de terra. 

Recuperou mais de 280 km de estradas rurais e mais de 50 barreiros como forma de se preparar para as chuvas vindouras. Ainda foram abertas mais de 30 cacimbas no período de estiagem, recuperados 3 açudes de porte médio e mais 2 açudes de porte grande e dedo início aos tramites para formação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção Municipal que vai fortalecer  a cadeia produtivo da região metropolitana polarizada pelo município de Patos.

“Instituímos em 2017 a Assistência Técnica Municipal que nos moldes da EMATER oferece aos agricultores que procuram a Secretaria, todas as diretrizes informativas de como plantar, colher e agir em casos de doenças nas mais diversas plantas, dentre outras atividades. Implantamos a Feira Noturna em parceria com a Associação dos Agricultores Rurais, distribuímos quase 20 milhões de litros de água através da operação carro pipa municipal e operação pipa do exercito e a nossa Defesa Civil é um exemplo, servindo de modelo para todo o Sertão paraibano”, destacou João Paulo.

“No tocante as solicitações, nós conseguimos atender aproximadamente 85% de todas as solicitações feitas a nossa Secretaria durante esse ano. Todas essas demandas são oriundas das associações rurais e também das reivindicações feitas diretamente pelos próprios agricultores. Recebemos as demandas e dentro do nosso cronograma de planejamento nós realizamos a solicitação”, finalizou João Paulo.

O secretário falou ainda sobre algumas projeções para 2018, “Estamos projetando um ano de 2018 ainda melhor. Com a graça de Deus, as chuvas chegando, faremos os cortes de terras novamente, procurando atender a todos os agricultores que solicitarem e ainda estamos buscando a possibilidade de distribuição de sementes de milho para os agricultores que desejarem plantar.Também faremos a perfuração de poços nas comunidades rurais que mais precisarem, já que o Governo Federal sinalizou positivamente o orçamento 1,750.000,00 (um milhão setecentos e cinquenta mil reais) para esses serviços. Em 2018 temos mais dois projetos importantes que é o das granjas produtivas e o da aquaponia”, destacou.

 

 

Coordecom-Patos