Palestra intitulada ‘A luta contra o suicídio’ é realizada em Mãe d\'água por psicólogos

Como forma de prevenção à prática do suicídio, foi realizado na última terça-feira, 07, na cidade de Mãe d’água, através da Coordenadoria local da EMATER com o apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar, o I Encontro Municipal de Juventude Rural tendo como tema ‘A luta contra o suicídio’.

O evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Manoel Nunes Trindade e da Escola Estadual Francisco Romano da Silveira, jovens agricultores e público em geral. 

Os psicólogos, Alysson Nogueira, do 3º BPM, e Ademar Leite de Araújo, proferiram uma palestra com o tema "Juventude livre é juventude viva" abordando o suicídio, um problema que vem preocupando toda a população, uma vez que na localidade três suicídios foram praticados por jovens.

Em uma matéria publicada pela Veja intitulada “O preocupante aumento de depressão e suicídio entre os jovens”, informou através de pesquisa que nos últimos cinco anos, a incidência entre jovens de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40%. Nas outras faixas etárias, o índice caiu. No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre homens e mulheres de 15 a 29 anos. 

Três suicídios foram registrados em Mãe d'água em menos de um mês. Em todos os casos, os parentes informaram que as vítimas apresentaram sinais de depressão.

O I Encontro Municipal de Juventude Rural foi encabeçado pela EMATER que tem como Extensionistas Rurais, Mascigleudo Almeida e Madeline Nogueira, além da participação da Assessora Social Regional, Maria do Socorro Cruz e a Extensionista Social Maria Stela, Secretário de Agricultura Dr. José Tota Soares de Figueiredo e entre outras autoridades locais.

Parceiros:

PMM, Secretaria Municipal de Agricultura e Sec. de Educação, CMDRS, STR. e Associações Rurais.