Sertão Político entrevista a prefeita de São José do Bonfim Rosalba Mota

A prefeita de São José do Bonfim Rosalba Mota (PMDB), abriu a série de entrevistas com prefeitos no programa Sertão Político da Rádio Espinharas FM. A gestora foi a entrevista desta quarta-feira (08), e discerniu sobre diversos assuntos. Acompanhada dos vereadores Chinha e Cleison Viana e de assessores, Rosalba demonstrou a mesma serenidade e confiança de sempre ao falar sobre sua administração que está no início do segundo mandato. Para a prefeita, o voto de confiança para continuar administrando São José do Bonfim, dá mais vontade, inspiração e força para dar seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua equipe. Temas como saúde, educação, agricultura, esportes e lazer projetos para o segundo mandato e a sua eleição para secretária da Famup (FAMUP - Federação das Associações de Municípios da Paraíba),

Reeleição

A reeleição é um voto de aprovação do trabalho realizado no primeiro mandato. Eu fico muito satisfeita com essa reposta dada pelo povo de São José do Bonfim, mas divido os méritos com minha equipe, pois não me vejo sozinha nesse projeto. Somos uma equipe e se tirar peças dessa equipe, a coisa pode não dar certo, por isso que os méritos são pra todos.

Crise X Contas em dia

Nós temos uma prática que vem desde o primeiro mandato que é a do planejamento, as coisas precisam ser planejadas para serem executadas com sucesso. Muitas vezes você precisa ir dormir planejando e já acorda com o planejamento em mente. Em encontro com a CGU, eles explicavam que muitos prefeitos têm boas intenções, porém não conseguem colocar em prática as ações, por falta de planejamento. Por isso que mais uma vez eu me volto a minha equipe, que senta comigo, planeja e excuta o que for programado”.

Tempo Corrido

Durante o período que precisávamos ir ao encontro do povo, mostrar tudo que fizemos e nosso novo plano de governo, foi um tempo bastante corrido, precisei acrescentar um tempo, que já era curto, para conciliar com a política partidária. Então eu me programei para depois das 5h da tarde, fazer minhas visitas e cumprir minha agenda de campanha. Antes disso não tinha como sair das atividades de gestora para se preocupar com a campanha. Eu pensei sou prefeita para cumprir meu mandato até 31 de dezembro, a campanha é passageira. E foi assim com pouco tempo até pra minha família que conseguimos dar conta de mais essa atividade, indo em casa apenas trocar de roupa (risos). Eu entendo que quando a gente dispõe o nome para vida pública é preciso dedicação e gostar do que faz, no dia que eu não mais gostar do que faço, eu falo: Cansei, não quero mais, outra pessoa assuma aqui porque não quero mais continuar com essas atividades.

Segundo Mantado

Saúde

Nosso segundo mandato será de muito trabalho assim como o primeiro ou até mais. Ontem mesmo perfuramos dois poços na região da comunidade Pé de Serra e graças a Deus com boa vazão de água nos dois poços e água boa para consumo. Instalamos com pioneirismo uma base do SAMU, que servirá também para a população de Mãe d’Água, regulada pelo SAMU-Patos. Colocamos em funcionamento mais um PSF, mesmo sem ainda ter recebido recursos do governo federal, mas a população estava precisando e eu coloquei pra funcionar, até agora com recursos próprios.

Obras

Estamos dando continuidade a construção de uma quadra poliesportiva. Já adquirimos também um terreno para a construção de um novo conjunto de casas populares. Daremos início a pavimentação com calçamento do conjunto Edvaldo Motta, como também o saneamento de todo aquele conjunto. Ampliação do colégio municipal, melhoramento dos banheiros do colégio, o deputado Nabor encaminhou uma emenda que vai ajudar bastante. Vamos recomeçar as reformar e melhoramentos das passagens molhadas do município.

Agricultura

Esperamos também conseguir mais perfurações de poços para os moradores da zona rural da cidade. Foram perfurados esses dois poços e virão mais, para tentar ir amenizando os efeitos da seca na nossa região.  

Educação

Nós temos em mente e já começamos a executar um projeto que é de construção de uma creche, modelo padrão que estão sendo feitas nos municípios. A nossa creche hoje, atende à demanda, porém vai ficando pequena a cada dia, e os pais de famílias precisam trabalhar, nada melhor do que deixarem seus filhos em um ambiente, confortável, aconchegante e com uma boa estrutura. A contrapartida da prefeitura já foi dada e agora vamos correr atrás de recursos, bater as portas dos nossos deputados, senadores e vamos realizar a obra que é de muita importância para os nossos munícipes.

Secretaria da Famup

Após a eleição nesse final de ano, fui convidada para assumir o cargo de secretária da Famup, segundo o deputado Buba Germano, o convite foi feito pela assiduidade com que tenho participado das ações da federação. Entendo que como prefeita, eu represento minha cidade nas reuniões, nos encontros promovidos pela Famup. Por isso que eles analisaram e fizeram o convite, e eu aceitei. Como secretária da federação, sei da minha responsabilidade a nível de Paraíba, mas também sou muito voltada a minha cidade e região, quero trabalhar toda região, reativar a associação de prefeitos das Espinharas e poder pleitear benefícios não só para São José do Bonfim, mas como também para toda nossa região.  

Ao finalizar sua participação no radiofônico, Rosalba afirmou que pretende novamente cumprir o plano de governo que foi apresentado durante a campanha.

“Nós estamos trabalhando para colocar em prática tudo que foi prometido no plano de governo, porque eu sempre digo que, plano de governo não é papel para encher portas de ninguém, plano de governo é coisa séria, lá estão os projetos, as obras as ações que você vai tentar realizar, vai buscar, mesmo que não consiga, mas pelo menos você tentou. A prestação de contas do que foi construído ou com recursos próprios ou com parcerias, mas o plano de governo tem que ser levado a sério e é esse nosso intuito maior também no segundo mandato”, concluiu Rosalba.


Eduardo Rabêlo