Banne 01

TSE aprova fusão de Patriota e PTB para criação do Partido Renovação Democr√°tica

Criação do PRD foi aprovada por unanimidade pelos ministros da Corte Eleitoral na sessão desta quinta (9). Partido ter√° direito a verbas do Fundo Partid√°rio

Por Eduardo Rabêllo em 10/11/2023 às 07:32:43
Julgamento da ação que tornou Bolsonaro inelegível foi retomado pelo TSE (Antonio Augusto/Secom/TSE)

Julgamento da ação que tornou Bolsonaro inelegível foi retomado pelo TSE (Antonio Augusto/Secom/TSE)

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (9), a criação do Partido Renovação Democr√°tica (PRD), que surgiu da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. Prevaleceu o entendimento da ministra C√°rmen Lúcia, relatora do caso. Para ela, todas as exig√™ncias da legislação sobre o tema foram cumpridas. A informação é do portal R7, parceiro nacional do Portal Correio.


Com a fusão, o novo partido passa a ter efetivo direito a obter verbas do Fundo Partid√°rio pela superação da cl√°usula de barreira. Além disso, dever√° ter direito a uma parcela do fundo partid√°rio no valor de R$ 22 milhões, de acordo com informações fornecidas pelo TSE.


Para efetivar a fusão, o Patriota fez algumas exig√™ncias, como a garantia de que nem Roberto Jefferson — ex-presidente de honra do PTB —, nem sua filha, Cristiane Brasil, como também o ex-presidente da C√Ęmara dos Deputados, Eduardo Cunha, fizessem parte da nova legenda.


Segundo o TSE, o c√°lculo do montante reservado leva em conta a soma dos votos v√°lidos nas últimas eleições, ocorridas em 2 de outubro de 2022, obtidos por Patriota e PTB para a C√Ęmara dos Deputados. As verbas estavam bloqueadas até que o pedido de fusão dos partidos fosse examinado pela corte eleitoral.

Portal R7

Comunicar erro
Banne 02

Coment√°rios

Banne 03