Banne 01

Hugo Motta poder√° disputar Presid√™ncia da Câmara ou ganhar comando nacional do Republicanos

Há ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente

Por Eduardo Rabêllo em 22/05/2024 às 12:20:46
Foto: Divulgação Internet

Foto: Divulgação Internet

O deputado federal paraibano Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos na Paraíba, poder√° disputar a Presid√™ncia da Câmara. em Brasília, ou ganhar o comando nacional do partido ao qual é filiado.

As opções são possibilidades que j√° estão sendo discutidas nos bastidores da política na Capital Federal com vistas à disputa que acontecer√° em fevereiro de 2025.

De acordo com a informação veiculada pela Folha, o nome de Hugo foi citado como um que teria capilaridade para unificar todos os setores da Câmara entre os que j√° apresentaram as pré-candidaturas.

O problema, diz a Folha, é que ele só toparia se candidatar caso Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, renunciasse entrar na disputa e, exatamente essa possibilidade est√° sendo descartada por aliados de Pereira.

Porém, Pereira ofereceu entregar o comando nacional do Republicanos a Motta caso seja eleito presidente da Câmara. Com isso, o paraibano ganharia projeção nas eleições de 2026.

Nas últimas semanas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aumentou os esforços para conseguir apoio do Governo Federal ao nome que ele deseja emplacar como seu substituto no cargo. A nove meses da eleição para o comando da Casa a disputa pela sucessão est√° indefinida.

Em reunião com o presidente Lula (PT) no fim de abril, no Pal√°cio da Alvorada, Lira disse que quer conduzir sua sucessão. Ofereceu ao petista, no entanto, o poder de veto a candidatos.

H√° ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).

Entre esses nomes, Elmar Nascimento é considerado o mais próximo de Lira. Mas, segundo relatos, o próprio presidente da Câmara tem dúvidas sobre a viabilidade dessa candidatura.

Portal da Capital

Comunicar erro
Banne 02

Coment√°rios

Banne 03