Banne 01

Política de Patos vive explosão de novos nomes para vereador

Essa explosão de nomes novos para vereador em Patos é bom ou ruim? Há quem diga que é positivo, pois podem surgir novas lideranças e com elas, novos pensamentos

Por Eduardo Rabêllo em 18/03/2024 às 07:37:53

Um fenômeno novo nesse ano de 2024, tem chamado a atenção dos mais atentos para a política de Patos; a explosão de novos nomes se lançando na política da Capital do Sertão, principalmente almejando uma vaga de vereador.

Alguns grupos políticos parecem que entendem que é preciso renovar seus quadros de lideranças e novas opções, ou partem para lógica do "quanto mais melhor", ou seja, usando uma expressão bem sertaneja, "quanto mais vaca, mais bezerro", isso porque, uma vez lançado o nome, esse será um soldado a mais para o grupo político.

Uma das famílias que mais podem contribuir com novos nomes parece ser a Família Lima, do saudoso Pinto do Acordeon, que já conta com Cicinho Lima, tendo disputado a eleição para deputado estadual e sido bem votado na última eleição estadual. Ele ocupa agora o cargo de Secretário Executivo de Cultura do Estado da Paraíba. Além dele, Samuel e Priscila (a Baronesa), já externaram que pretendem disputar cargo eletivo aqui em Patos; Samuel vereador e a Baronesa, prefeita e ou vice-prefeita.

Um partido que tem se destacado em lançar novos nomes aqui em Patos, é o PSB do Governador João Azevêdo. A agremiação colocou como cabeça, Francisco Guedes (Diretor do Complexo Hospitalar de Patos), que assumiu a presidência do partido, tendo o médico Pedro Augusto Timóteo (irmão do Padre Fabrício Dias) como vice-presidente da legenda, que já anunciou sua coesão com o grupo de Nabor Wanderley em Patos.

Em contato com o Dr. Pedro Augusto, o Patosonline.com obteve a cofirmação de que a legenda pretende partir forte na disputa por vaga na Câmara, tendo já os nomes de dois vereadores com mandatos, Willa da Farmácia e Nandinho; outros que já disputaram a cargo de vereador, como Dam Mineral, Doia, Biba, Dr. Fernando Jucá (médico e ex-vereador em Patos); e os novos lançamentos da casa, Brenna Nóbrega (Diretora administrativa do Hospital de Patos), Gigliola (viúva do Dr, Ivânes), Dinho Corretor, Hugo James, Kelson Lacerda (filho do advogado José Lacerda), Samuel Lima (irmão de Cicinho), Júnior Pegado, dentre outros.

Já o Republicanos, de Nabor e Hugo Motta, anunciou entre outros: Ilmara Morais, Damião da STTRANS, Dra. Perla, Lúcia de Chica Motta, Eduardo Lucena, Galeguinho de Santa Gertrudes, Jônatas Kaiky, entre os nomes novatos do partido que deverão disputar vaga de vereador.

O Partido do Trabalhadores anunciou também recente, alguns nomes que pretende lançar na disputa por um vaga de vereador em Patos; ele eles:

José Campina (Professor); Lenilson Morais (Professor);; José Roberto (Assistente Social); Professora Ana Célia (Profa. da UFCG); Janaína Dantas (Nutricionista); e mais recentemente, de Paulino Lima (Advogado e Radialista).

O presidente do PSDB de Patos, o ex-vereador Tião, disse que já está com a chapa formada, mas só vai revelar no dia 20 de abril, em evento do partido: "Estamos tranquilos enquanto a formação da chapa e ficou combinado com o Senador Veneziano e Cássio Cunha Lima que a coligação e PSDB e MDB, porque tem uma parceria 2024 e 2026", disse ele.

Já no Partido Progressista, o jovem advogado criminalista, Maikon Minervino, se filiou na tarde deste sábado (16) à agremiação, e lançou oficialmente sua pré-candidatura a vereador em Patos. Ele assinou a ficha de filiação ao lado do presidente do PP, Gustavo Ramos, do vereador do PSD, Davi Maia, e o suplente de vereador Ramon Pantera.

No partido Unidade Popular, o Patosonline.com foi informado que a agremiação pretende participar ativamente do processo eleitoral 2024 em Patos, com chapa de vereadores(as) e, muito provavelmente, com chapa para o executivo. A ideia é ter, na chapa de vereadores, o máximo de representação social possível: negros, LGBTs, mulheres, juventude, trabalhadores e desempregados. Sobre o legislativo, a UP entende que a Câmara Municipal de Patos precisa de grande renovação, para que atue com independência e sem a submissão atual à gestão municipal. Dentre os nomes nomes, a UP citou dois: Cícero Moto-Táxi e a Dan (representação LGBT).

Essa explosão de nomes novos para vereador em Patos é bom ou ruim? Há quem diga que é positivo, pois podem surgir novas lideranças e com elas, novos pensamentos. Outros acham que esse fato, de "pulverizar" a votação para vereador, irá dificultar a eleição de figuras tradicionais do Poder Legislativo patoense.


Patosonline.com

Comunicar erro
Banne 02

Comentários

Banne 03